Incrível texto de Clarice Lispector de relacionamentos

Texto incrível de Clarice Lispector sobre relacionamentos humanos.

Nós ainda somos moços, podemos perder algum tempo sem perder a vida inteira. Mas olhe para todos ao seu redor, e veja o que temos feito de nós, e a isso considerado vitória nossa de cada dia.

Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende, porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro.

Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora. Pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas.

Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga, e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo.

Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar, mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes.

Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa.

Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo, o grande medo maior, e por isso nunca falamos no que realmente importa.

Falar no que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos, e para que no fim do dia possamos dizer “pelo menos não fui tolo” e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz.

Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia.

Relacionados

Frase sobre liberdade
Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome - Clarice Lispector, trecho de "Perto do Coração Selvagem".
Frase de Clarice Lispector sobre respeitar
E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.
Frase de Clarice Lispector coração
Sou um coração batendo no mundo. Clarice Lispector.
Mulher frase de Clarice Lispector
Perder-se também é caminho - Clarice Lispector.
Frase de Clarice Lispector
Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária - Clarice Lispector.
Mar com texto de Clarice Lispector
Corro perigo. Como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera. É exatamente o inesperado.
Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra - a entrelinha - morde a isca, alguma coisa se escreveu. Clarice Lispector.
Feliz na praia
Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.
Reflexão realista da vida

A vida é um soco no estômago.

Frase de clarice
Onde aprender a odiar para não morrer de amor?