Seu passado está atrapalhando sua vida?

Nunca deixe que um fracasso do passado te atrapalhe no futuro:

Quando um homem estava passando pelos elefantes, ele parou de repente, confuso pelo fato de que essas enormes criaturas estavam sendo seguradas apenas por uma pequena corda amarrada à pata dianteira. Sem correntes, sem gaiolas.

Era óbvio que os elefantes poderiam, a qualquer momento, romper seus laços, mas por algum motivo, eles não o fizeram.

Ele viu um treinador por perto, e perguntou por quê esses animais ficaram parados ali e não fizeram nenhuma tentativa de fugir.

‘Bem’, disse o treinador, ‘quando eles são muito jovens e muito menores, usamos a corda do mesmo tamanho para amarrá-los e, nessa idade, basta segurá-los. À medida que crescem, são condicionados a acreditar que não podem se separar. Eles acreditam que a corda ainda pode segurá-los, então eles nunca tentam se libertar.’

O homem ficou reflexivo.

Esses animais podiam a qualquer momento se libertar de suas amarras, mas porque acreditavam que não podiam, ficaram presos exatamente onde estavam.

Relacionados

Frase de reflexão sobre julgamento
Ocupados em descobrir os defeitos alheios, esquecemo-nos de investigar os próprios.
Concentre-se em aprender e não em acreditar... - Albert Einstein.
Frase sobre liberdade
A maior liberdade é ser livre de nossa própria mente - Osho.
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Frase de aceitação
A aceitação é a chave para ser verdadeiramente livre.
Quem me dera, ao menos uma vez, acreditar por um instante em tudo o que existe... Acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes - Renato Russo.
Frases de reflexão sobre confiar
Haja como se você confiasse em todos, mas não confie!
Frase de reflexão em letras garrafais
O amor e o ódio são as faces da mesma moeda.
Mensagem de reflexão em texto de Caio Fernando Abreu. Onde eu pudesse experimentar por mim mesmo as minhas asas para descobrir, enfim, se elas são realmente fortes como imagino. E se não forem, mesmo que quebrassem ao primeiro voo... Mesmo que após um certo tempo eu voltasse derrotado, ferido, humilhado - mesmo assim restaria o consolo de ter descoberto que valho o que sou.