Texto do Padre Fábio de Melo para refletir

Texto “Acreditar em si mesmo” do Padre Fábio de Melo.

O maior inimigo que nós podemos ter na vida não está de fora. O maior inimigo que nós podemos ter na vida está aqui dentro, sou eu, eu é que faço perder.

Durante muito tempo eu pensei que os meus problemas fossem causados pelas pessoas que estavam de fora, mas não é verdade. O maior problema quem causa somos nós, é o tanto que a gente deixa o outro nos afetar, é o tanto que a gente deixa o outro nos dominar.

O primeiro passo para mudança tem que ser meu, eu é que tenho que tomar posse dessa mudança e reorientar a minha vida então se eu cometi erros demais no passado, eu preciso me reconciliar com eles agora. Não é possível a gente continuar a vida sem fazer esse processo da reciclagem do que passou. O passado tem que ser reciclado.

Da mesma maneira que o rio precisa ser purificado, eu também preciso dessa purificação todos os dias porque se não daqui a pouco eu sou um lugar insuportável para os outros. Pessoas são semelhantes aos rios, gente, nós vamos vivendo um processo de poluição… Passa um joga um lixo, passa um joga uma garrafa. O ser humano é a mesma coisa, por onde você já passou por essa vida, o que que foi que os outros jogaram em você e que você não retirou das águas?

Se a gente não põe em ordem os sentimentos do dia, se a gente não faz uma triagem das coisas, nós vamos nos transformando num rio poluído. Sou eu que tenho que acreditar em mim, não é o outro que tem que ficar olhando pra mim e dizendo ‘eu acredito em você’.

O que vai convencer o outro de que eu estou mudado e reconciliado com o meu passado não é o que eu falo, é o que eu vivo! E o que nós precisamos muitas vezes é firmar um novo jeito de viver. O que as vezes falta em nós é justamente essa coragem, determinação, de tirar logo as coisas que estão nos incomodando.

Vamos pra frente, minha gente! Pra que ficar lamentando o que não deu certo? Para que ficar lamentando aqui o lixo que jogaram em mim naquele dia ou a poluição que me causaram?

Eu agora estou diante de tudo isso, preciso dar um jeito, não tenho como negligenciar essa limpeza, sou eu que tenho que fazer, o inimigo não está fora, o inimigo está é aqui dentro. E se tem alguém que pode fazer eu perder esse jogo sou eu mesmo.

Quantas pessoas na vida não conseguem chegar lá, não conseguem alcançar os objetivos porque entregam os pontos antes da hora? Não teimam. Gente, nós temos que ser teimosos e Jesus nos ensina isso, essa teimosia bonita, né: eu quero isso, eu vou lutar por isso porque eu acredito no valor disso. É como você amar alguém. Não desistir, porque você está vendo o que o outro ainda não viu.

Relacionados

Não preciso ‘acreditar’ em Deus; eu sei que ele existe - Carl Jung.
Indireta para fofoqueiros
Quando vejo uma pessoa me encarando, não fico brava. Tenho certeza que ela está tentando aprender como ser maravilhosa.
Reflexão profunda em imagem
Três coisas que você não pode perder: tempo, fé e oportunidade.
O tempo é um mestre silencioso que nos ensina lições valiosas enquanto passa. Às vezes, ele voa rápido demais, nos lembrando da importância de aproveitar cada momento. Outras vezes, ele parece se arrastar, nos desafiando a ter paciência e perseverança. Mas, no final das contas, o tempo é o maior revelador de verdades. Ele mostra quem realmente somos, o que valorizamos e onde investimos nossa energia. Portanto, que possamos honrar cada segundo, cada minuto, como uma dádiva preciosa, e encontrar significado em cada momento, pois é no tempo que construímos nossas histórias, nossas memórias e nossos legados.
Homem caminhando e mensagem de cura
A imaginação é metade da doença; A tranquilidade é metade do remédio; E a paciência é o primeiro passo para a cura!
Frase de aceitação
A aceitação é a chave para a verdadeira liberdade.
Frase de reflexão sobre tempo
O tempo psicológico não corresponde ao tempo matemático - José Saramago.
Cada passo que damos é uma escolha, uma decisão sobre qual caminho seguir. Às vezes, o caminho à nossa frente parece claro e definido, enquanto outras vezes é incerto e cheio de desafios. No entanto, é importante lembrar que o próprio ato de caminhar, de avançar, é o que nos permite crescer e evoluir. Cada desvio, cada obstáculo, nos ensina algo novo sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor. Portanto, que possamos abraçar o nosso caminho com coragem e determinação, confiando que, independentemente das voltas e reviravoltas, cada passo nos leva mais perto de quem queremos ser e do que queremos alcançar.
Gif com frase de Deus
E de repente tudo dá certo, tudo acontece. Não é sorte, e nem o acaso. É o tempo de Deus
Gif com frase de reflexão
O sorriso é tão sagrado quanto a prece - Osho.
Homem desesperado