Compreendendo a teoria do trauma por traição

Teoria do trauma por traição. O trauma da traição foi introduzido pela primeira vez como um conceito pela psicóloga Jennifer Freyd em 1991. Ela o descreveu como um trauma específico que acontece em relacionamentos sociais importantes em que a pessoa traída precisa manter um relacionamento com o traidor para obter apoio ou proteção.

A teoria do trauma por traição sugere que o dano nas relações de apego, como as relações entre um pai e um filho ou entre parceiros românticos, pode causar um trauma duradouro.

As pessoas costumam reagir à traição afastando-se da pessoa que as traiu. Mas quando você depende de alguém para atender a certas necessidades, essa resposta pode não ser viável.

Os filhos, por exemplo, dependem dos pais para atender às necessidades emocionais, de alimentos, de abrigo e necessidades de segurança.

Da mesma forma, alguém que não tem recursos financeiros ou sociais fora de seu relacionamento, pode temer que reconhecer a traição e se separar possa colocar sua segurança em risco.

Esse medo das consequências de se reconhecer uma traição pode levar a pessoa traída a enterrar o trauma. Como resultado, pode acabar não processando totalmente a traição, ou pode não se lembrar muito bem, especialmente se aconteceu na infância.

Relacionados

Mulher de costas
Não fique brava. Não se vingue. Faça melhor. Muito melhor. Dê a volta por cima. Torne-se tão envolvida com seu próprio sucesso que você se esqueça do que aconteceu.
Uma primeira traição enfraquece o amor, mas a segunda destrói.
Frase de desilusão
Eu gostava de acreditar que realmente seria para sempre.
Eu grito: "Leve-me agora, Deus! Estou pronta." Deus responde: "Você não está pronta. Você ainda nem se divorciou. Você não pode morrer casada com aquele homem."
Traição é destrutiva
Uma traição destrói em pouco tempo a confiança que levou anos para ser conquistada.
Se você for traído, libere a mágoa imediatamente. Assim, a amargura não tem tempo de se enraizar.
Frase sobre ferir coração
Esfaqueie o corpo e ele se cura, mas fere um coração e a ferida dura a vida toda.
Não se culpe se você sentir saudades. Esse é um sentimento que pode surgir naturalmente. São recordações que vagueiam pela nossa mente. De um passado distante ou recente. Mas que de qualquer maneira, fizeram parte da sua vida. E continuarão a fazer parte de seus pensamentos pelo menos por um bom tempo.
Frase sobre homem
Um homem de verdade será honesto, não importa o quão dolorosa seja a verdade. Um covarde se esconde atrás de mentiras e enganos.
Onde impera desrespeito e traição, o amor é pobre, a confiança é nula e a admiração desaparece.