Compreendendo a teoria do trauma por traição

Teoria do trauma por traição. O trauma da traição foi introduzido pela primeira vez como um conceito pela psicóloga Jennifer Freyd em 1991. Ela o descreveu como um trauma específico que acontece em relacionamentos sociais importantes em que a pessoa traída precisa manter um relacionamento com o traidor para obter apoio ou proteção.

A teoria do trauma por traição sugere que o dano nas relações de apego, como as relações entre um pai e um filho ou entre parceiros românticos, pode causar um trauma duradouro.

As pessoas costumam reagir à traição afastando-se da pessoa que as traiu. Mas quando você depende de alguém para atender a certas necessidades, essa resposta pode não ser viável.

Os filhos, por exemplo, dependem dos pais para atender às necessidades emocionais, de alimentos, de abrigo e necessidades de segurança.

Da mesma forma, alguém que não tem recursos financeiros ou sociais fora de seu relacionamento, pode temer que reconhecer a traição e se separar possa colocar sua segurança em risco.

Esse medo das consequências de se reconhecer uma traição pode levar a pessoa traída a enterrar o trauma. Como resultado, pode acabar não processando totalmente a traição, ou pode não se lembrar muito bem, especialmente se aconteceu na infância.

Relacionados

Frase de Bob Marley
Ideal seria que todas as pessoas soubessem amar o tanto que sabem fingir - Bob Marley.
Ser traído por um amigo dói cem vezes mais do que qualquer desavença de um inimigo.
Frase de traição
A maioria das pessoas trai porque estão prestando mais atenção no que estão perdendo do que no que têm.
Imagem com frase
Da primeira traição, nasce a desconfiança eterna.
Quanto mais as pessoas racionalizam a traição, mais ela se torna uma cultura de desonestidade. E isso pode se tornar um ciclo vicioso e descendente. Porque de repente, se todo mundo está traindo, você sente a necessidade de trair também...
Medo
Meu maior medo é acreditar nas palavras de pessoas que estão mentindo pra mim.
A infidelidade é mental, emocional e fisicamente dolorosa para quem foi traído. Seja gentil consigo mesmo enquanto você se cura.
Frase sobre apunhalar pelas costas
Nunca imaginei que alguém que tanto amei. Alguém em quem tanto confiei... Um dia fosse capaz de me apunhalar pelas costas.
Falsas promessas são piores do que mentiras, porque você não apenas as faz acreditar, você também as faz ter esperança.